segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Prismas

Os prismas podem ser utilizados como divisores de feixe, polarizadores ou mesmo como interferómetros. Um prisma pode servir como um elemento dispersivo, significa que um prisma é capaz de separar as frequências que constituem um feixe de luz policromática.

Os prismas são incorporados em muitos instrumentos ópticos, muitas vezes com o intuito de lhes reduzir o volume. Existem os dispersivos de inversão, de reversão e de desvio do feixe, sem inversão ou reversão.

Prismas de dispersão: um raio que incida num prisma de dispersão é deflectido relativamente à sua direcção de incidência, de um ângulo d conhecido por desvio angular. O raio para o qual o desvio é mínimo atravessa o prisma simetricamente, e paralelamente a sua base.

Prismas de reflexão: Não é um fenómeno muito desejável, tem o objetivo de alterar a direção de propagação, a orientação da imagem a ambas. Se o prisma for equivalente a um paralelepípedo ou a uma espessa lâmina de faces paralelas a imagem do feixe de incidente emerge paralelamente ao próprio feixe, qualquer que seja o comprimento de onda.

O prisma em ângulo reto desvia os raios normais a face incidente de 90°. O topo da imagem ficam trocados, o objeto fica invertido mas os lados direito e esquerdo mantém-se.

Ainda temos vários outros prismas, por exemplo: o prisma de Porro que é fisicamente idêntico ao prisma em ângulo reto mas utiliza de modo diferente. Após duas reflexões o feixe é desviado a 180°. O prisma de Dove ângulos retos com feixes colimados. O Penta prisma desvia o feixe de 90° sem afetar a orientação da imagem. Entre outros...

Até o próximo post.

 HECHT, Eugene - Óptica - Fundação calouste Gulbenkian - Lisboa

 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Temos blogue, Marina. Está muito bem. Também estou a gostar muito destas suas aulas. Desta última menos, porque falta nela o seu jeito de escrever. Esta é mais para lembrar o velho Hecht... Parabéns e continue.

    ResponderEliminar