O diafragma é um orifício de dimensão variável, que está sempre mais ou menos aberto, controlando a quantidade de luz que o filme recebe.
Os diafragmas, são representados pela letra f. do inglês “focus”, o tal que falei sempre nos exemplos de exercícios, e controlam-se por um dispositivo colocado geralmente nas objectivas, o anel dos diafragmas.
A escala dos diafragmas é uma progressão logaritmica, em que cada valor se obtém multiplicando. Assim, uma escala de diafragmas possível será:
1.8 2.8 3.5 5.6 8 11 16 22 32
Possível porque por vezes aparecem outros valores como 1.4 e 2 em vez de 1.8 e 4 ou 4.5 em vez de 3.5, mas apartir disso não há muitas alterações. Na prática mais importante para o fotografo, é saber que cada valor corresponde a um orifício cuja abertura deixa passar metade da luz da anterior e o dobro da seguinte.
Ao valor numericamente mais baixo corresponde a maior abertura. O valor do diafragma é muito importante para controlar a profundidade de campo, já que quanto mais fechado estiver, maior é a profundidade de campo. O valor mais baixo do diagrama (maior abertura) indica a luminosidade da objectiva.
Continua...
Sem comentários:
Enviar um comentário